Inteligência Artificial é cada vez mais fundamental para a sumarização

A sumarização correta de informações é cada vez mais importante, e a Inteligência Artificial é cada vez mais fundamental para a sumarização. Mas sem dúvida essa não é uma tarefa simples, uma vez que não existe na prática um sistema com AGI (Artificial General Intelligence), ou seja, os sistemas devem buscar melhor sua inteligência especializada, ou narrow AI. E, talvez, seja justamente a evolução dessas limitações, passo a passo, que irão conduzir para a inteligência forte e genérica, sonhada a muitos anos por vários cientistas da computação.

Anúncios

5 comentários em “Inteligência Artificial é cada vez mais fundamental para a sumarização

  1. Oi Marcelo, perfeitamente, existem vários cases e exemplos, individuais, como um assistente pessoal digital ou Chatbot analisar o conteúdo de um determinado assunto, e coletivos, principalmente na área de gestão de conteúdo em tempo real, uma vez que o processamento de textos é tipicamente um caso de análise de informação não estruturada. Ou seja, é necessário ter alguma perda para a sumarização, mas o resultado tem que conseguir comunicar para o destinatário o máximo de informação relevante, e nesse caso, o sistema de IA deve buscar extrair inicialmente um contexto, o que normalmente é feito utilizando a tecnologia de NLU (Natural Language Understanding) dentro do campo de NLP. Um exemplo coletivo seria o BI de sua empresa pode ter um recurso de Advanced Analytics que processe todos e-mails e resuma eles antes de indexar as informações relevantes.

    Curtir

    1. gostei, essa pode ser uma boa ideia para chatbots, por exemplo a gente passa para eles um conteúdo e ele resume com várias referências na internet

      Curtir

      1. Oi Leandro, exato, e na prática isso seria também uma aplicação para assistentes pessoais digitais. Na verdade, em um modelo de IA forte, a necessidade e a capacidade de sumarização correta convergem para melhores resultados, o problema é que a sumarização não é um problema genérico e sim cada vez mais alinhado ao perfil do seu usuário, o que torna as coisas muito mais realistas, e complexas!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s