Paradigmas da Inteligência Artificial diante do mundo real

O mundo real não é nada fácil, nem para as pessoas, nem para as máquinas.

Mas a Inteligência Artificial busca e deve enfrentar o mundo real, começando por criar modelos que representem a verdade de alguma forma viável, seja a partir dos dados, a grande moda do momento, seja a partir de regras e algoritmos, a grande moda do passado.

Acontece que o mundo real é cada vez mais rápido, complexo e incerto.

Ou seja, o tempo real é cada vez mais real, e cada vez mais desafiador.

Apesar disso, nos prendemos aos mais diversos paradigmas para a Inteligência Artificial, como se essa fosse uma ciência exata.

São exemplos desses paradigmas a nova ciência de dados, o aprendizado de máquina, o processamento de linguagem natural, etc.

Mas a verdade é que um simples algoritmo do passado pode ser mais competitivo que anos de estudo e mineração de dados, ou ainda, de aprendizado profundo sobre bases históricas, rotuladas ou não.

E essa percepção, e consciência, ainda é do domínio humano, ou seja, das pessoas, felizmente.

Acredito que o grande paradigma a ser vencido pela Inteligência Artificial, principalmente para evoluir para uma inteligência genérica, seja o de manter abertas todas as portas do passado, mas de uma forma similar ao de seleção natural, ou seja, através da competição.

E nesse cenário, cada vez mais minha visão é de três grandes atores competindo: os programadores/analistas/arquitetos de sistemas, os cientistas de dados e as máquinas, criando seus próprios códigos.

E, após esse cenário, onde talvez se encontre o último programador, ou o último cientista de dados, ou a última máquina, me parece mais lógico que se encontre um novo profissional de alto valor e visão, e uma nova máquina de alto potencial de autonomia.

Afinal, a verdade do mundo real mesmo é apenas uma representação para tomada de decisões das mentes mais bem preparadas, sejam elas naturais, sejam elas artificiais, ou ainda, as mentes digitais, cada vez mais coletivas, e híbridas.

____
Rogerio Figurelli – @ 2018-06-03

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s